Que os cachorros não resistem ao pão todos sabem. Quem nunca se derreteu ao ver seu filho de 4 patas fazendo aquela carinha de dó, para ganhar um pedação de pão. Como resistir, não é mesmo?

Esse assunto costuma gerar discussão entre as pessoas porque uns dizem que faz mal e outros dizem que faz bem. Mas afinal, pode ou não dar pão para o cachorro?

Consumo moderado

O cachorro pode comer pão, desde que seja de sal como o pão francês, mas em quantidade moderada e esporadicamente. Esse alimento não deve ser oferecido com frequência e de forma alguma deve substituir os alimentos feitos especificamente para eles. Pães industrializados ou que contenham, por exemplo, alho, cebola, chocolate, uva-passa, macadâmias e xilitol (adoçante muito comum nos alimentos dietéticos, como pães doces), são tóxicos para os cães e portanto não devem ser oferecidos.

Jamais dê ao seu cachorro um pão de forma, pão recheado, pão doce e tantos outros que existem no mercado. Isso fará mal a saúde dele.

Consulte um veterinário

Apesar dos cachorros poderem comer pão de sal, é muito importante conversar com um veterinário antes, para que ele possa avaliar a quantidade ideal (que varia de acordo com o porte) e até mesmo se o animal tem algum problema de saúde que impossibilite o consumo desse alimento.

O consumo exagerado desse alimento pode fazer o cachorro vir a ter problemas de saúde, como diabete, obesidade, problemas renais, hepáticos e muitos outros.

Petiscos e biscoitos caninos

O ideal mesmo é oferecer ao seu filho de 4 patas algo mais saudável e feito exclusivamente para ele, como os petiscos e biscoitos. Mas não se esqueça de que esses alimentos também não podem ser oferecidos de forma exagerada!