Os gatos têm uma relação complexa com a água, e muitos deles não gostam. Separamos 5 motivos que explicam melhor esse comportamento dos gatinhos.

1. Instinto de caça

Os ancestrais dos gatos eram selvagens e viviam em regiões onde a água era escassa... Com isso, os gatos herdaram um instinto natural, que os fazem evitar o contato com a água, que pode representar perigos como predadores ou afogamento.

2. Pele e pelagem

A pelagem dos gatos é projetada para manter o calor e é menos eficaz quando está molhada. Isso pode fazer com que os gatos se sintam desconfortáveis quando estão molhados, especialmente se a água penetra até a pele.

3. Controle sobre o ambiente

Os gatos valorizam muito o controle sobre o ambiente ao seu redor. E a água pode representar uma situação em que eles se sintam vulneráveis, já que sua mobilidade e agilidade são reduzidas quando estão molhados.

4. Falta de exposição

Se o gato não teve contato com a água desde pequeno, é menos provável que se sinta confortável com ela. Os gatinhos que são apresentados gradualmente à água quando jovens, têm mais probabilidade de tolerá-la na idade adulta.

5. Experiência negativa

Se o gato teve experiências negativas com a água, como ser submetido a um banho desconfortável, ele pode desenvolver uma aversão ainda maior.

Saiba que...

Nem todos os gatos têm aversão à água. Alguns deles gostam de brincar com ela e até mesmo de nadar.